SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Enxameação ao infinito como uma prática revolucionária: desejo nas escolas, a produção de singularidades e de potência de agirAfrocentricidade: um conceito para a discussão do currículo escolar e a questão étnico-racial na escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 2318-0810versión On-line ISSN 1519-3993

Resumen

MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski; DIAS, Julice  y  FILHO, Lourival José Martins. O contexto do ensino, pesquisa e extensão na formação docente na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina. Educ. Puc. [online]. 2016, vol.21, n.2, pp.243-254. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.5965/151939932112016011.

O objetivo do presente artigo é problematizar algumas questões relativas à formação de professores do curso de Pedagogia e de Geografia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina, tendo como princípio básico a tríade ensino, pesquisa e extensão. Trata-se de uma discussão teórica que tem como base a pesquisa bibliográfica e uma reflexão sobre as atividades desenvolvidas na promoção de uma formação que estabelece relações entre a universidade e a escola de educação básica. Para tanto, põem em destaque os projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos nesses dois cursos e que contribuem para desenvolver uma visão crítica da realidade, bem como uma leitura do contexto profissional em que esses professores atuarão. Mediante os aspectos elencados, apresenta-se a seguinte problemática: quais as possíveis contribuições dos projetos apresentados para a formação inicial dos licenciados em Geografia e Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina?

Palabras clave : Ensino de geografia; Ensino de pedagogia; Formação docente; Integração universidade educação básica..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )