SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Desafios da implementação da Lei nº 10.639/03: um estudo de caso de municípios do Estado de São PauloRepresentações dos negros na literatura infantil e juvenil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

LEITE, Miriam Soares  e  SILVA, Verônica de Souza. Cotas raciais no Ensino Médio: processos de identificação e diálogo intercultural crítico. Educ. Puc. [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.295-310. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.5965/151939932112016295.

A implementação da reserva de vagas com componente racial no ensino médio da rede federal de educação, a partir da Lei nº 12.711/12, traz novas questões para a pesquisa acadêmica em torno da temática das ações afirmativas e do combate ao racismo na educação escolar. Considerando as especificidades da educação básica, este artigo discute os impactos da inclusão do viés racial em cotas para ingresso no nível médio do Colégio Pedro II, tradicional e valorizada instituição de ensino do Rio de Janeiro. Com base na perspectiva intercultural crítica - cuja apropriação é exposta em diálogo com Gayatri Spivak, Stuart Hall e Vera Candau - apresenta-se a síntese da problematização das entrevistas realizadas com gestores e professores do ensino médio nessa instituição, a respeito do novo quadro instaurado com as cotas raciais. A análise se constrói em dois eixos de interpretação: quanto às identificações dos alunos negros e quanto à promoção do diálogo intercultural crítico. Tomando também como referência estudos sobre ações afirmativas e racismo na Educação, desenvolvidos por autores como Antônio Sergio Guimarães, Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes, conclui-se pela relevância das ações afirmativas de viés racial também nesse nível de ensino, não apenas pela reparação histórica que oportunizam para a população negra do país, como ainda por favorecer a educação para as relações raciais de todos os sujeitos da escola.

Palavras-chave : Ação afirmativa; Educação; Ensino Médio; Identificação; Racismo..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )