SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Cotas raciais no Ensino Médio: processos de identificação e diálogo intercultural críticoAs (não) relações entre o quilombo e a escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

SILVA, Santuza Amorim da  e  FREITAS, Daniela Amaral Silva. Representações dos negros na literatura infantil e juvenil. Educ. Puc. [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.311-322. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.5965/151939932112016311.

Após a promulgação da Lei nº 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileiras no ensino fundamental e médio das redes pública e privada de todo o país, observa-se, no cenário político-educacional, o desenrolar de uma série de ações para seu cumprimento. Uma dessas ações, realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, foi a produção e a distribuição de livros de literatura infantil e juvenil com foco na temática étnico-racial, para todas as escolas da rede municipal, com kits de literatura afro-brasileira. Com base em estudos que abordam a temática e com a utilização de abordagens qualitativas de pesquisa, este trabalho tem como objetivo investigar representações dos negros divulgadas nesses materiais. O argumento desenvolvido nesta análise é o de que os livros de literatura infantil e juvenil que fazem parte dos kits analisados, ao divulgar e valorizar a imagem, a cultura e o modo de vida da população negra, contribuem para o fortalecimento das identidades étnico-raciais.

Palavras-chave : Literatura infantil e juvenil; Relações étnico-raciais; Representações..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )