SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3O debate contemporâneo do antirracismo: implicações teóricas e políticas para a educaçãoRevista A Escola (1906-1910): a liberdade e o modelo de trabalhador docente via método intuitivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

FRAUENDORF, Renata Barroso de Siqueira; PACHECO, Daniela Quevedo; CHAUTZ, Grace Caroline Chaves Buldrin  y  PRADO, Guilherme do Val Toledo. Mais além de uma história: a narrativa como possibilidade de autoformação. Educ. Puc. [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.351-361. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.5965/151939932112016351.

O termo narrativa tem sido usado para designar o relato de histórias que, em sua maioria, nascem do cotidiano. Neste artigo, entretanto, o conceito de narrativa é expandido, buscando-se relacioná-la às pesquisas em educação. O estudo procura mostrar como usar metodologicamente a narrativa, apresentando o percurso de construção de narrativas de três pesquisadoras - uma professora, uma narradora e uma formadora, que atuam em diferentes contextos educacionais e dialogam com diferentes autores. O presente artigo reflete sobre a potência dessas produções nos processos de autoformação e formação de profissionais da educação, tomando a narrativa como um dispositivo que pode auxiliar o narrador a interpretar, analisar e organizar acontecimentos ocorridos em situações diversificadas, em cenários socialmente contextualizados e em tempos e espaços diferentes - portanto, passíveis de investigação nas pesquisas em educação.

Palabras clave : Análise Narrativa; Educação; Narrativa; Pesquisa narrativa..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )