SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Mais além de uma história: a narrativa como possibilidade de autoformaçãoAlineación entre una prueba de aprovechamiento y los estándares curriculares: del discurso a los métodos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak  y  NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. Revista A Escola (1906-1910): a liberdade e o modelo de trabalhador docente via método intuitivo. Educ. Puc. [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.363-370. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.5965/151939932112016363.

O presente artigo, parte de uma pesquisa de doutorado, tem por finalidade apresentar a análise realizada na revista A Escola, Revista do Grêmio dos Professores Públicos do Estado (1906-1910), especificamente sobre a liberdade e o modelo de trabalhador docente, via método intuitivo. A carência de escolas para formação de professores no início do século XX possibilitou outros mecanismos refinados e eficazes para uma ampla divulgação dos ideais vigentes e para a homogeneização do trabalho dessa categoria profissional mediante a uniformização do discurso pedagógico. A revista didática A Escola foi um desses instrumentos, propondo como método mais adequado o Método Intuitivo. O percurso metodológico empreendido para a produção dos dados efetivou-se, primeiramente, pelo levantamento e catalogação da Revista A Escola junto ao Arquivo Público do Paraná e à Biblioteca Pública localizados em Curitiba (PR); em seguida foi feita a seleção dos artigos relevantes para o desenvolvimento do trabalho, para enfim realizar a análise e discussão dos artigos selecionados, tendo em vista o objetivo proposto para a pesquisa, qual seja, discutir a disseminação da ideologia liberal nos primórdios republicanos no Brasil. A análise do periódico demonstrou que a propagação do Método Intuitivo como modelo ideal, por meio da revista, foi oportuna. Ela disseminava a ideologia liberal em nome de seus preceitos de igualdade e liberdade, ao propor um ensino ativo, centrado no interesse do aluno, dando a todos e com equidade a oportunidade de aprender. Esse discurso reforçava a ideia de que era a partir das ações individuais que a sociedade se desenvolveria e, com o progresso individual, cada um teria sucesso.

Palabras clave : Educação; Método intuitivo; Trabalho docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )