SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Parental education and transition & adaptation of children from preschool to elementary school in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

MENIN, Maria Suzana de Stefano; TREVISOL, Maria Teresa Ceron; ZECHI, Juliana Aparecida Matias  and  BATAGLIA, Patrícia Unger Raphael. Projetos bem-sucedidos de educação em valores sociomorais: contribuições para o cotidiano da escola 1 . Educ. Puc. [online]. 2017, vol.22, n.1, pp.01-17. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/P1519-3993-2017220100001.

O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar alguns projetos em Educação em valores sociomorais, ou Educação moral, que foram implementados em escolas e considerados como bem-sucedidos. A base empírica do artigo é uma investigação que buscou identificar experiências brasileiras de educação moral em escolas públicas de ensino fundamental II (6º a 9º ano) e ensino médio. Nessa pesquisa constatou-se que a grande maioria dos projetos mostrou iniciativas isoladas, sem finalidades morais claras, ou voltadas mais ao controle disciplinar dos alunos do que à construção de valores. No entanto, houve exceções: projetos organizados a partir da identificação de problemas do cotidiano escolar ou de seu entorno, com o envolvimento da comunidade e das famílias e a participação dos alunos como parceiros e idealizadores das atividades realizadas. Verificou-se que a Educação em valores sociomorais pode, deve e é possível ocorrer nas escolas públicas e nas demais escolas brasileiras. Mas os projetos escolares necessitam de clara intencionalidade, planejamento profissional, participação do corpo docente e discente, aplicação contínua e de longo prazo, e formação adequada.

Keywords : Educação em valores sociomorais; Educação moral; Escola; Experiências bem sucedidas..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )