SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Educação parental na transição e adaptação das crianças portuguesas da pré-escola ao 1º Ciclo do Ensino Básico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

MENIN, Maria Suzana de Stefano; TREVISOL, Maria Teresa Ceron; ZECHI, Juliana Aparecida Matias  y  BATAGLIA, Patrícia Unger Raphael. Projetos bem-sucedidos de educação em valores sociomorais: contribuições para o cotidiano da escola 1 . Educ. Puc. [online]. 2017, vol.22, n.1, pp.01-17. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/P1519-3993-2017220100001.

O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar alguns projetos em Educação em valores sociomorais, ou Educação moral, que foram implementados em escolas e considerados como bem-sucedidos. A base empírica do artigo é uma investigação que buscou identificar experiências brasileiras de educação moral em escolas públicas de ensino fundamental II (6º a 9º ano) e ensino médio. Nessa pesquisa constatou-se que a grande maioria dos projetos mostrou iniciativas isoladas, sem finalidades morais claras, ou voltadas mais ao controle disciplinar dos alunos do que à construção de valores. No entanto, houve exceções: projetos organizados a partir da identificação de problemas do cotidiano escolar ou de seu entorno, com o envolvimento da comunidade e das famílias e a participação dos alunos como parceiros e idealizadores das atividades realizadas. Verificou-se que a Educação em valores sociomorais pode, deve e é possível ocorrer nas escolas públicas e nas demais escolas brasileiras. Mas os projetos escolares necessitam de clara intencionalidade, planejamento profissional, participação do corpo docente e discente, aplicação contínua e de longo prazo, e formação adequada.

Palabras clave : Educação em valores sociomorais; Educação moral; Escola; Experiências bem sucedidas..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )