SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Educação parental na transição e adaptação das crianças portuguesas da pré-escola ao 1º Ciclo do Ensino BásicoA imagem na educação de surdos: usos em espaços formais e não formais de ensino índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

PINTO, Glaucia Uliana. Elaboração de conceitos, processos de significação e funções psicológicas superiores. Educ. Puc. [online]. 2017, vol.22, n.1, pp.37-50. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/P1519-3993-2017220100003.

Compreendendo a linguagem como constitutiva do desenvolvimento das funções psicológicas superiores pela produção de sentidos, com base nos escritos de Bakhtin e Vigotski, o objetivo do texto é tecer argumentos que reforcem a concepção de que os sujeitos se constituem/desenvolvem nas interações verbais pela apropriação progressiva de significados que eles mesmos produzem, destacando principalmente o papel da instrução escolar nesses processos. Para tal, situações de uma pesquisa de pós-doutoramento são trazidas para o texto pelo trabalho da pesquisadora com um aluno do quinto ano do ensino fundamental que não lê, não escreve e apresenta problemas na articulação da fala. O trabalho foi desenvolvido no contraturno do horário das aulas, em uma escola de período integral. O foco das análises, ancoradas na abordagem microgenética, discute como o aluno, ao se apropriar dos conhecimentos escolares compartilhados com ele pela pesquisadora, elabora conceitos e apropria-se do conhecimento que deve ser oferecido na escola, via instrução escolar, como prática deliberada de ensino do conhecimento sistematizado intermediado pelos conceitos científicos. O trabalho evidenciou que os objetivos pedagógicos do educador, aliados à compreensão de que o aprender está irremediavelmente ligado ao (bom) ensino, mobilizam aprendizagens, destacando como esses processos originam-se nos diálogos produzidos com o aluno pelo compartilhamento de conhecimentos e significados das palavras.

Palabras clave : Aprendizagem escolar; Elaboração de conhecimento; Funções psicológicas superiores; Interação verbal..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )