SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Elaboração de conceitos, processos de significação e funções psicológicas superioresO trabalho com o texto na universidade: uma análise discursiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

LEAO, Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa; SOFIATO, Cássia Geciauskas  y  OLIVEIRA, Margarete de. A imagem na educação de surdos: usos em espaços formais e não formais de ensino. Educ. Puc. [online]. 2017, vol.22, n.1, pp.51-63. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/P1519-3993-2017220100004.

Esta pesquisa objetiva discutir o uso da imagem na educação de surdos em espaços formais e não formais de ensino, focando-se em propostas que podem ser desenvolvidas pela escola de educação básica e por museus de arte. Ademais, intenta-se apresentar algumas possibilidades de leitura de imagem, com vistas ao aprimoramento de práticas pedagógicas que envolvem tais sujeitos nos espaços mencionados. Assim, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico. Fundamentando-se em autores como Quadros, 2005, Burke, 2004, Thoma et al., 2014, Reily, 2003-2004, dentre outros que pesquisam sobre artes e educação de surdos, apresenta-se a imagem como uma possibilidade que vai além de um uso simplificado, mas provido de grande potencial narrativo repleto de potencialidades pedagógicas para o público surdo. Compreende-se que a imagem é também um importante recurso didático na educação de surdos, auxiliando, inclusive, no processo de alfabetização e de aquisição de conteúdos de diferentes áreas do conhecimento. Diante do estudo empreendido, infere-se que há muitas possibilidades de intervenções em relação à leitura de imagens no contexto educativo com alunos surdos, tanto em escolas quanto em espaços museais, e que é necessária a formação constante de profissionais que transitam nesses espaços com vistas ao aprimoramento do uso do recurso em questão.

Palabras clave : Educação bilíngue; Leitura de imagem; Linguagem visual..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )