SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Images for the education of deaf students: Uses in formal and informal educational spacesThe absence of racial issues in initial teacher education and Law 10.639/03 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

MORETTO, Milena. O trabalho com o texto na universidade: uma análise discursiva. Educ. Puc. [online]. 2017, vol.22, n.1, pp.65-76. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/P1519-3993-2017220100005.

A experiência no magistério superior aponta que grande parte dos estudantes tem dificuldades de se apropriar da linguagem acadêmica para desenvolver seus textos. Diante desse cenário, o presente artigo tem como objetivo analisar as capacidades de linguagem desenvolvidas por estudantes a partir da aplicação de uma sequência didática do gênero Resenha Acadêmica. Para isso, pauta-se nos pressupostos de autores da Escola de Genebra no que se refere ao desenvolvimento de sequências didáticas e às capacidades de linguagem, e em outros pesquisadores que discutem o letramento. Para alcançar o objetivo deste trabalho, foi elaborada uma sequência didática do gênero Resenha Acadêmica, e aplicada a 21 alunos do 1º semestre do curso de Administração de uma faculdade particular da região de Campinas. A sequência previa uma produção inicial, realizada antes da aplicação das atividades, e uma produção final, realizada a seguir. Utilizaram-se como instrumentos as produções realizadas pelos alunos e um diário de campo da pesquisadora que conduziu o trabalho. A partir de uma abordagem qualitativa, foram comparadas as duas produções realizadas pelos estudantes, sendo observado um desenvolvimento das capacidades de ação, das capacidades discursivas e das capacidades linguístico-discursivas.

Keywords : Capacidades de linguagem; Letramento; Resenha acadêmica; Sequência didática..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )