SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Formação de professores e desenvolvimento profissionalProfessores iniciantes dos cursos de licenciatura: corrosão ou constituição de novas profissionalidades? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

ANDRE, Marli Eliza Dalmazo Afonso de  y  ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. A profissionalidade do professor formador das licenciaturas. Educ. Puc. [online]. 2017, vol.22, n.2, pp.203-219. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/P1519-3993-2017220200004.

O texto relata dados de uma pesquisa que tem como foco o trabalho docente do professor formador atuante nos cursos de licenciatura. Objetivou conhecer quem são os formadores, em que condições desenvolvem seu trabalho, quais os principais desafios enfrentados na docência e como eles afetam a constituição de sua profissionalidade. Os dados foram coletados por meio de análise documental e entrevistas com trinta professores formadores de duas universidades do estado de São Paulo, uma pública e outra comunitária. Os resultados revelaram que as mudanças no mundo contemporâneo impõem novas demandas ao trabalho do formador, decorrentes principalmente da heterogeneidade dos alunos que ingressam nas licenciaturas e das condições institucionais, o que requer a revisão dos saberes e práticas docentes e a tomada de decisões individuais, já que as instituições não favorecem o trabalho coletivo e a busca de soluções conjuntas.

Palabras clave : Condições de trabalho; Professor formador; Profissionalidade; Trabalho docente..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )