SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Professores iniciantes dos cursos de licenciatura: corrosão ou constituição de novas profissionalidades?Segunda licenciatura em dança do PARFOR: da cidadania consentida à cidadania negada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

NASCIMENTO, Ilma Vieira do; MORAES, Lélia Cristina Silveira de  y  MELO, Maria Alice. PARFOR: formação de professores-cursistas no Estado do Maranhão: o Curso de Pedagogia. Educ. Puc. [online]. 2017, vol.22, n.2, pp.239-254. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/P1519-3993-2017220200006.

Este artigo resulta de parte de uma pesquisa realizada pelo grupo de pesquisa Escola, Currículo, Formação e Trabalho Docente, de um Programa de Pós-Graduação em Educação. Objetiva analisar as repercussões das condições de realização de Programas Emergenciais, tendo em vista a prática pedagógica dos professores-cursistas a serem desenvolvidas em escolas públicas de municípios maranhenses. Estes programas são tratados como expressão de determinadas ações governamentais que compõem o elenco da política educacional brasileira, orientada em seus encaminhamentos para a melhoria da Educação Básica, atualmente. O estudo centra o processo formativo no Curso de Pedagogia. A abordagem adotada é qualitativa e envolveu 12 cursistas, oriundos de três polos situados em mesorregiões geográficas. Além da pesquisa documental e bibliográfica, utilizaram-se questionários com perguntas abertas para captar expectativas e percepções sobre o curso realizado. A pesquisa revelou relativo êxito no que se refere à valorização dos profissionais da educação, bem como a possibilidade de ampliação de conhecimentos sobre a docência; porém demonstrou a persistência de um crucial problema a envolver programas focalizados de formação de professores que se encontram em exercício da docência, ou seja, as exíguas condições de trabalho necessárias ao processo formativo.

Palabras clave : Condições de funcionamento dos cursos; Educação Básica; Programa emergencial..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )