SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Segunda licenciatura em dança do PARFOR: da cidadania consentida à cidadania negadaFormação de Professores para uma Sociedade Humanizada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

CUNHA, Emmanuel Ribeiro; SILVA, Gláucia de Nazaré Baía e  y  BRITO, Ana Rosa Peixoto de. A formação docente no Pará: os caminhos do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Pará e seus desafios. Educ. Puc. [online]. 2017, vol.22, n.2, pp.269-284. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/P1519-3993-2017220200008.

O Pará tem se destacado de maneira efetiva na consolidação do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, com o trabalho desenvolvido pelo Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente, que desde 2009 vem possibilitando a formação em nível superior a milhares de professores que atuam em escolas do estado e dos municípios. Esse trabalho tem sido reconhecido em âmbito nacional pela responsabilidade das ações e pela experiência que tem adquirido na formação de professores, o que faz com o Programa, no estado do Pará, apresente condições para a análise de sua repercussão na formação docente. Com o objetivo de analisar essas ações, a Coordenação Estadual da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação desenvolve uma pesquisa de natureza qualitativa com base em Lüdke e André, 1986, integrando-se à desenvolvida em âmbito nacional, coordenada pelo Núcleo de Pesquisa dessa entidade, que pretende revelar as configurações e impactos da implementação dos Fóruns Estaduais. Iniciada em meados de 2015, a pesquisa está estruturada em duas fases, constituindo-se a primeira de uma análise dos principais documentos que estabelecem as ações e atividades do Fórum do Pará, no período de 2009 a 2012. O artigo tem o propósito de mostrar como o Fórum tem atuado no sentido de garantir a formação docente no estado, conforme disposto nos documentos fundamentais da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica.

Palabras clave : ANFOPE; Educação básica; Formação docente; PARFOR..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )