SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Formação de Professores para uma Sociedade HumanizadaConclusão da escolaridade de alunos com deficiência intelectual matriculados na educação de jovens e adultos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

DOMINGOS, Silvio Duarte  y  CASTRO, Monica Rabello. Representações sociais de professores formadores sobre a prática de professores da Educação Básica. Educ. Puc. [online]. 2017, vol.22, n.2, pp.299-315. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/P1519-3993-20172202000010.

A formação e a profissionalização do professor da escola regular são temáticas que vêm sendo bastante abordadas por pesquisadores em Educação, cujos estudos sobre a preparação dos futuros professores vêm contribuindo para a melhoria de sua formação. Este artigo focaliza uma pesquisa que teve como objetivo investigar as representações sociais que professores da graduação em Pedagogia têm acerca das práticas de professores da Educação Básica. Optou-se por utilizar a abordagem processual das representações sociais articulada à análise argumentativa como referencial teórico-metodológico. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, induções de metáforas e videogravações. Participaram do estudo dez professores universitários de Pedagogia. Os resultados mostram indícios de transformação nas suas representações, devido a transformações em suas práticas profissionais, ocasionadas pela percepção da mudança no perfil dos alunos que têm ingressado na graduação. Suas representações sociais da prática do professor da Educação Básica estão objetivadas nos elementos: ensinar e aprender, dar atenção, pesquisa e estudo. Os sujeitos ancoram esses elementos nos sentidos de professor reflexivo e de uma prática dialógica. Esses sentidos são identificados em suas falas, pois são repetidos por eles, quase automaticamente, em situações em que são questionados. Nos processos de formação, veem-se como modelos de professores para a melhoria da formação na Educação Básica.

Palabras clave : Docente universitário; Formação de professor; Prática docente; Representação social..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )