SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Representações sociais de professores formadores sobre a prática de professores da Educação Básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

FANTACINI, Renata Andrea Fernandes  y  CAMPOS, Juliane Aparecida de Paula Perez. Conclusão da escolaridade de alunos com deficiência intelectual matriculados na educação de jovens e adultos. Educ. Puc. [online]. 2017, vol.22, n.2, pp.317-330. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/P1519-3993-20172202000011.

O estudo objetivou identificar e analisar os motivos que levaram os alunos com deficiência intelectual a se matricular na Educação de Jovens e Adultos, e quais os fatores que os levaram a concluir ou desistir dos estudos nessa modalidade de ensino. Participaram do estudo sete jovens com deficiência intelectual, que no ano de 2012 estavam matriculados na Educação de Jovens e Adultos, em um município de pequeno porte do interior do estado de São Paulo. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevista com roteiro semiestruturado, com questões direcionadas a investigar a inclusão do aluno com deficiência intelectual naquela modalidade de ensino, bem como suas expectativas com o processo de inclusão. Após a entrevista, organizaram-se os dados por categorias de interesse e realizou-se a análise qualitativa de conteúdo. Os resultados evidenciaram que apenas um aluno conseguiu concluir seus estudos na Educação de Jovens e Adultos, tendo sido vários os fatores que contribuíram para tanto: desde seu interesse e dedicação, até o incentivo por parte de todos os envolvidos. Dos demais participantes da pesquisa, apenas um aluno continua estudando, mas não conseguiu avançar nos estudos. Conclui-se que esta pesquisa é relevante para as discussões e reflexões acerca da inclusão de alunos com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos, pois, ao analisar os fatores que levaram esses alunos a concluir os estudos ou a abandoná-los, esta investigação acaba apontando os caminhos necessários para que, além do acesso, sejam garantidas a permanência e a conclusão dos estudos.

Palabras clave : Educação especial; EJA; Inclusão..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )