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Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

ANGELUCCI, Carla Biancha; BLOCK, Pamela  y  SANTOS, Larissa Costa dos. Pessoas com deficiência: luta por seus direitos nos Estados Unidos da América e no Brasil. Educ. Puc. [online]. 2017, vol.22, n.3, pp.339-355. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/P1519-3993-2017220300002.

Este estudo trata da garantia do direito à Educação por parte de pessoas com deficiência, na perspectiva da organização da luta por direitos e da política de Educação Especial nos Estados Unidos da América e no Brasil, com o objetivo de entender como o direito à Educação tem sido garantido. Como a legislação estadunidense é organizada majoritariamente no nível estadual, Nova York foi escolhida como exemplo. Foram tomadas em consideração a história de organização dos movimentos sociais de pessoas com deficiência e a legislação dos dois países. Trata-se de estudo comparativo, não para produzir hierarquia que defina qual o país com maior ou menor compromisso com o direito à Educação de pessoas com deficiência, mas para caracterizar tais lutas, a partir de diferentes contextos políticos, culturais e sociais. O trabalho apresenta uma breve história dos movimentos sociais organizados pela luta de direitos nos Estados Unidos da América e no Brasil e discute a política de Educação Especial nos dois países. Conclui-se que há diferenças relativas à concepção de inclusão adotada em cada país. Política e legislação sobre Educação Especial também diferem significativamente no que se refere à definição do público-alvo e do serviço a ser frequentado. É possível ainda afirmar que em nenhum dos dois países há ênfase na participação dos movimentos sociais de pessoas com deficiência na criação e no monitoramento das políticas públicas.

Palabras clave : Pessoa com deficiência; Direitos sociais; Educação especial.

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