SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3De inclusiones y exclusionesInclusão escolar, permanência e direito à aprendizagem: estudo sobre trajetórias e desempenho escolar em uma escola municipal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Inclusão do público-alvo da Educação Especial no Ensino Superior brasileiro: histórico, políticas e práticas. Educ. Puc. [online]. 2017, vol.22, n.3, pp.371-387. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/P1519-3993-2017220300004.

O presente estudo se propõe a reunir, sistematizar e analisar a produção do conhecimento na área da Educação Especial dos últimos dez anos (2006 a 2016), especificamente no que tange à inclusão do público-alvo da Educação Especial nas Instituições de Ensino Superior. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, respaldada pela metodologia de pesquisa bibliográfica integrativa. A pesquisa foi conduzida nos ambientes virtuais das bases de dados de acesso público, a saber: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Scientific Electronic Library Online, Periódicos Eletrônicos de Psicologia, Literatura Científica e Técnica da América Latina e Caribe e Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. Como resultado, foram identificados elementos que compuseram cinco grandes eixos, a saber: (1) Políticas de Acesso e Permanência; (2) Percurso Acadêmico do Estudante Público-Alvo da Educação Especial; (3) Identificação e Identidade do Estudante Público-Alvo da Educação Especial; (4) Construção da Cultura Inclusiva; e (5) Impeditivos para a Permanência e Sucesso Acadêmico. As correlações entre os elementos que emergiram do presente estudo revelaram que não deve haver uma centralidade dos atores, ambientes ou estratégias no processo de construção de uma cultura universitária sob a perspectiva inclusiva, o que indica que é chegado o momento de transcender as práticas isoladas no âmbito do contexto universitário, bem como avaliar cuidadosamente as ações praticadas, que frequentemente são centralizadas somente nas dificuldades do estudante que compõe o Público-Alvo da Educação Especial.

Palabras clave : Análise integrativa; Deficiências; Educação especial; Pesquisa bibliográfica; Universidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )