SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Discursos coletivos sobre inovação curricular na formação inicial de professoresAbordagens teórico-metodológicas em educação não formal e animação sociocultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

PINA, Ana Paula Batista; MULLER, Fernanda  e  PINTO, Viviane Fernandes Faria. Análise de conteúdo dos artigos científicos sobre avaliação na Educação Infantil (1996-2015). Educ. Puc. [online]. 2017, vol.22, n.3, pp.475-496. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/P1519-3993-2017220300010.

O artigo analisa a produção acadêmica publicada nas principais plataformas brasileiras de divulgação científica acerca da avaliação na Educação Infantil. O estudo utilizou como aporte metodológico a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, tendo como recorte temporal o período de 1996 até 2015. Os dados foram classificados em quatro categorias de análise, que sugerem uma produção acadêmica sobre a avaliação na Educação Infantil ainda escassa, todavia em ascensão, com predominância de produção na área de Educação. Outro ponto tratado no estudo refere-se aos múltiplos focos acerca da temática avaliação e Educação Infantil. Os estudos baseiam-se tanto em aspectos do microcontexto, como o registro e a documentação pedagógica, passando pelo uso de escalas e testes padronizados que objetivam avaliar o desenvolvimento da criança em aspectos de macrocontexto, como nas avaliações da qualidade do ambiente, das instituições e dos sistemas de ensino. Por fim, o artigo destaca ainda que essa temática requer uma ampla discussão a fim de construir uma melhor compreensão dos sujeitos que por ela são influenciados (professoras, crianças, famílias e equipes gestoras).

Palavras-chave : Análise de conteúdo; Avaliação; Educação infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )