SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Responsibilisation policies. Semantic misconceptions or political-ideological ambiguities?Educational evaluation in Brazil beyond cognitive tests author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

FERNANDES, Domingos. Para uma compreensão das relações entre avaliação, ética e política pública. Educ. Puc. [online]. 2018, vol.23, n.1, pp.19-36. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n1a3932.

O principal propósito deste artigo é contribuir para discernir e compreender relações entre Avaliação, Ética e Política Pública, como forma de suscitar reflexões sobre questões teóricas e práticas inerentes a qualquer processo de avaliação. Nesse sentido, além de se discutirem perspectivas constantes na literatura acerca de cada um daqueles três conceitos, analisam-se as relações entre eles e faz-se uma sistematização do que se considerou ser mais relevante na discussão desenvolvida ao longo do artigo. Conclui-se que as reflexões teóricas são um contributo indispensável para que as relações entre a avaliação, a política pública e a ética possam ser mais transparentes e, consequentemente, para que a avaliação possa, cada vez mais, ser um poderoso processo a serviço da melhoria e transformação das pessoas, das instituições e das sociedades. Desse modo, está-se a trabalhar para vir a ter políticas públicas mais éticas, mais orientadas para o bem público e para a construção de uma democracia empenhada nas questões sociais e no bem-estar responsável dos cidadãos.

Keywords : Ética; Políticas públicas; Teoria da avaliação; Teoria da educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )