SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Para uma compreensão das relações entre avaliação, ética e política públicaO IDEB e as prioridades no planejamento educacional: ações para qual qualidade? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

HORTA NETO, João Luiz. Avaliação educacional no Brasil para além dos testes cognitivos. Educ. Puc. [online]. 2018, vol.23, n.1, pp.37-53. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n1a3990.

O texto, com base em revisão da bibliografia, analisa o movimento da avaliação educacional no Brasil e discute uma proposta de incluir no processo avaliativo outros aspectos que não somente os resultados dos testes. Inicialmente, destaca o movimento das políticas educacionais brasileiras em direção aos testes cognitivos, principal instrumento das avaliações educacionais produzidas pelos diferentes níveis de governo. Aborda os principais movimentos que permitiram o desenvolvimento da avaliação, tanto aqueles relativos à construção de seus instrumentos, como a discussão da legislação educacional. Também destaca os princípios basilares do Sistema de Avaliação da Educação Básica, e como esse instrumento foi-se modificando ao longo do tempo para permitir a criação de um indicador educacional como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, e para a definição de metas por escolas. Por fim apresenta a proposta do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, proposto pelo Plano Nacional de Educação, que amplia a avaliação para outras dimensões, que não apenas os resultados nos testes, e cria um comitê de governança, trazendo outros atores, além do governo federal, para a discussão sobre os seus instrumentos e os usos de seus resultados.

Palabras clave : Avaliação educacional; Ideb; Saeb; Sinaeb.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )