SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Avaliação educacional no Brasil para além dos testes cognitivosAvaliação da Educação Infantil: questões controversas e suas implicações educacionais e sociais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

SCHNEIDER, Marilda Pasqual  y  NARDI, Elton Luiz. O IDEB e as prioridades no planejamento educacional: ações para qual qualidade?. Educ. Puc. [online]. 2018, vol.23, n.1, pp.54-64. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n1a3933.

O texto tensiona duas importantes peças das atuais políticas governamentais para a melhoria da qualidade educacional em municípios brasileiros: o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e o Plano de Ações Articuladas. Tem por objetivo verificar em que medida os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, obtidos por escolas públicas de redes municipais de ensino, servem de orientação para o planejamento de ações destinadas à melhoria da qualidade na educação básica. Toma como instrumento de recolha de dados o Plano de Ações Articuladas de onze municípios do estado de Santa Catarina, para o quadriênio 2011– 2014. Com base em estudo documental, delimita correlações entre dimensões e áreas consideradas prioritárias, ações eleitas por gestões municipais visando ao atendimento de prioridades e os resultados obtidos em avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Evidencia tendência, nos municípios amostrados, a uma concepção de qualidade educativa reduzida às condições de melhoria da infraestrutura física e de ampliação dos recursos pedagógicos das escolas das respectivas redes, manifestada pela (falta de) correlação entre dimensões e áreas prioritárias e ações eleitas por gestões municipais para assegurar resultados intermediários do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Palabras clave : Índice de Desenvolvimento da Educação Básica; Qualidade da educação; Plano de Ações Articuladas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )