SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Avaliação da Educação Infantil: questões controversas e suas implicações educacionais e sociaisDito (e)feito: ideologia e relações de poder nos discursos/práticas (anti) democráticas em contexto escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

MANO, Amanda de Mattos Pereira  y  SARAVALI, Eliane Giachetto. Origem da vida na perspectiva de estudantes: relações entre conhecimento social e desenvolvimento cognitivo. Educ. Puc. [online]. 2018, vol.23, n.1, pp.79-94. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n1a3663.

Fundamentado na teoria piagetiana, o artigo apresenta dados parciais de um estudo que investigou a relação entre a construção do conhecimento social e o desenvolvimento cognitivo. A noção social pesquisada foi a origem da vida, um conteúdo trabalhado em aulas da disciplina de Ciências no ensino fundamental II. Recorre-se à entrevista clínica para avaliar as ideias que os participantes possuem sobre o assunto, bem como à aplicação da prova operatória da flutuação dos corpos, na intenção de observar o desenvolvimento cognitivo dos sujeitos. Participaram do estudo 60 escolares entre 10 e 16 anos, em recortes etários de 10, 12, 14 e 16 anos, cada qual com 15 participantes, todos eles matriculados em escolas públicas estaduais de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Os resultados indicaram que existe um progresso na construção do conhecimento social referente à origem da vida, conforme as idades avançam, mas grande parte dos estudantes apresentou interpretações bastante rudimentares sobre essa noção social. Observou-se também que poucos participantes atingiram o nível das operações formais, na prova estudada. A análise quantitativa demonstrou que houve uma relação altamente significativa entre a construção do conhecimento social e o desenvolvimento cognitivo. O artigo discute ainda as implicações pedagógicas decorrentes, sobretudo a necessidade de proposições metodológicas que respeitem os processos de construção de conhecimentos.

Palabras clave : Conhecimento social; Desenvolvimento cognitivo; Ensino de ciências; Teoria piagetiana.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )