SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Origin of life in the students’ perspective. Relations between social knowledge and cognitive developmentAssessment of children’s figural creativity in non-formal education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

SOARES, Enio José Porfirio; ASSOLINI, Filomena Elaine Paiva  and  LASTORIA, Andrea Coelho. Dito (e)feito: ideologia e relações de poder nos discursos/práticas (anti) democráticas em contexto escolar. Educ. Puc. [online]. 2018, vol.23, n.1, pp.95-110. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n1a3666.

Este artigo apresenta um recorte de pesquisa de mestrado, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em que se analisam discursivamente as relações entre dizeres e fazeres docentes no que concerne à construção de práticas democráticas no espaço escolar. O estudo toma por base entrevistas semiestruturadas, realizadas com professores, gestores e funcionários, apresentando observações acerca do último ano do ensino fundamental (9º ano) em três escolas municipais de uma cidade do interior do estado de São Paulo. A pesquisa apoiase no arcabouço teórico-metodológico da Análise de Discurso de matriz francesa, com o objetivo geral de analisar discursivamente as relações entre, de um lado, o interdiscurso que sustenta as falas a respeito do ideal de escola democrática corrente no meio educacional e, de outro, as práticas de fato concretizadas, apontando convergências e divergências constitutivas dos contextos estudados, bem como possíveis atravessamentos ideológicos. Buscou-se, ainda, corroboração nas obras de Foucault, Pêcheux, Gregolin, Orlandi, Assolini, Tfouni e Apple, dentre outros, para problematizar ‘se’ e ‘como’ a escola cria oportunidades para que os estudantes sejam sujeitos críticos de seus dizeres e fazeres. As análises mostram que, mesmo a escola ainda sendo um dispositivo disciplinar, voltado para a forma(ta) ção dos sujeitos estudantes e legitimação de verdades e ideologias, muitas vezes constitui um espaço para a problematização das relações de poder e formação de sujeitos críticos.

Keywords : Análise de discurso; Democracia; Educação; Práticas pedagógicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )