SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Origem da vida na perspectiva de estudantes: relações entre conhecimento social e desenvolvimento cognitivoAvaliação da criatividade figural infantil em contexto de educação não formal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

SOARES, Enio José Porfirio; ASSOLINI, Filomena Elaine Paiva  y  LASTORIA, Andrea Coelho. Dito (e)feito: ideologia e relações de poder nos discursos/práticas (anti) democráticas em contexto escolar. Educ. Puc. [online]. 2018, vol.23, n.1, pp.95-110. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n1a3666.

Este artigo apresenta um recorte de pesquisa de mestrado, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em que se analisam discursivamente as relações entre dizeres e fazeres docentes no que concerne à construção de práticas democráticas no espaço escolar. O estudo toma por base entrevistas semiestruturadas, realizadas com professores, gestores e funcionários, apresentando observações acerca do último ano do ensino fundamental (9º ano) em três escolas municipais de uma cidade do interior do estado de São Paulo. A pesquisa apoiase no arcabouço teórico-metodológico da Análise de Discurso de matriz francesa, com o objetivo geral de analisar discursivamente as relações entre, de um lado, o interdiscurso que sustenta as falas a respeito do ideal de escola democrática corrente no meio educacional e, de outro, as práticas de fato concretizadas, apontando convergências e divergências constitutivas dos contextos estudados, bem como possíveis atravessamentos ideológicos. Buscou-se, ainda, corroboração nas obras de Foucault, Pêcheux, Gregolin, Orlandi, Assolini, Tfouni e Apple, dentre outros, para problematizar ‘se’ e ‘como’ a escola cria oportunidades para que os estudantes sejam sujeitos críticos de seus dizeres e fazeres. As análises mostram que, mesmo a escola ainda sendo um dispositivo disciplinar, voltado para a forma(ta) ção dos sujeitos estudantes e legitimação de verdades e ideologias, muitas vezes constitui um espaço para a problematização das relações de poder e formação de sujeitos críticos.

Palabras clave : Análise de discurso; Democracia; Educação; Práticas pedagógicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )