SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Ideology and power relations in (anti)democratic discourses/practices in schoolThe initial preparation of multifunctional resource room teachers in the perspective of working teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

SILVA, Talita Fernanda da  and  NAKANO, Tatiana de Cássia. Avaliação da criatividade figural infantil em contexto de educação não formal. Educ. Puc. [online]. 2018, vol.23, n.1, pp.111-123. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n1a3515.

Este estudo buscou avaliar a criatividade de crianças que frequentam, além da escola regular, um contexto educacional não formal no contraturno escolar. O objetivo foi investigar a influência que as variáveis Tipo de Organização não governamental e Tempo de Permanência no contexto não formal exercem sobre o desempenho criativo. Participaram do estudo 49 sujeitos na faixa etária de 9 a 11 anos, matriculados entre o quarto e o sétimo ano do Ensino Fundamental, selecionados em duas instituições do tipo Organização não governamental (instituição 1: n=26 e instituição 2: n=23). Para avaliação, foi utilizado o Teste de Criatividade Figural Infantil, composto por três atividades de estímulos incompletos, que devem ser respondidas sob a forma de desenhos. Essa ferramenta permite avaliar 12 características criativas, agrupadas em 4 fatores: Enriquecimento de Ideias, Emotividade, Preparação Criativa e Aspectos Cognitivos. Os resultados mostraram que, de modo geral, as variáveis investigadas não exerceram influência significativa em nenhum dos fatores criativos, excetuado o fato de que a variável Tempo de Permanência exerceu influência significativa nas características de Movimento (F=5,26; p≤0,001) e de Fluência (F=3,16; p≤0,05), ambas na atividade 2. Conclui-se que os meios de educação não formal ainda têm se mostrado pouco explorados nas pesquisas brasileiras, e maiores estudos como esses precisam ser desenvolvidos.

Keywords : Avaliação psicológica; Criatividade; Educação formal; Educação não-formal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )