SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Dito (e)feito: ideologia e relações de poder nos discursos/práticas (anti) democráticas em contexto escolarA formação inicial de professores de sala de recursos multifuncionais a partir do olhar dos professores atuantes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

SILVA, Talita Fernanda da  y  NAKANO, Tatiana de Cássia. Avaliação da criatividade figural infantil em contexto de educação não formal. Educ. Puc. [online]. 2018, vol.23, n.1, pp.111-123. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n1a3515.

Este estudo buscou avaliar a criatividade de crianças que frequentam, além da escola regular, um contexto educacional não formal no contraturno escolar. O objetivo foi investigar a influência que as variáveis Tipo de Organização não governamental e Tempo de Permanência no contexto não formal exercem sobre o desempenho criativo. Participaram do estudo 49 sujeitos na faixa etária de 9 a 11 anos, matriculados entre o quarto e o sétimo ano do Ensino Fundamental, selecionados em duas instituições do tipo Organização não governamental (instituição 1: n=26 e instituição 2: n=23). Para avaliação, foi utilizado o Teste de Criatividade Figural Infantil, composto por três atividades de estímulos incompletos, que devem ser respondidas sob a forma de desenhos. Essa ferramenta permite avaliar 12 características criativas, agrupadas em 4 fatores: Enriquecimento de Ideias, Emotividade, Preparação Criativa e Aspectos Cognitivos. Os resultados mostraram que, de modo geral, as variáveis investigadas não exerceram influência significativa em nenhum dos fatores criativos, excetuado o fato de que a variável Tempo de Permanência exerceu influência significativa nas características de Movimento (F=5,26; p≤0,001) e de Fluência (F=3,16; p≤0,05), ambas na atividade 2. Conclui-se que os meios de educação não formal ainda têm se mostrado pouco explorados nas pesquisas brasileiras, e maiores estudos como esses precisam ser desenvolvidos.

Palabras clave : Avaliação psicológica; Criatividade; Educação formal; Educação não-formal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )