SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Da solidão do trabalho docente à necessidade do trabalho coletivo na escola: relatos de professores iniciantesA responsabilidade da escola perante manifestações de agressividade: o olhar revelado por meio das redes sociais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

FERNANDES, Maria José da Silva; BARBOSA, Andreza  y  CUNHA, Renata Cristina Oliveira Barrichelo. A coordenação pedagógica nos planos de carreira e salários dos municípios da região de Bauru. Educ. Puc. [online]. 2018, vol.23, n.2, pp.209-222. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n2a3887.

A coordenação pedagógica é função relativamente nova na realidade escolar brasileira, tendo crescido numericamente a partir da aprovação das leis quefavoreceram a gestão democrática e a autonomia nas escolas. A atuação do coordenador volta-se à articulação e organização do trabalho pedagógico nas escolas. Dada a importância dessa atividade, foi realizada uma pesquisa que teve como objetivo central analisar o trabalho da coordenação pedagógica nas redes municipais de ensino da região geográfica de Bauru, interior do Estado de São Paulo. Este artigo discute alguns resultados obtidos por meio da realização de uma análise documental junto aos planos de carreira e salários de 18 municípios localizados na região considerada. Na análise, foram estabelecidos alguns eixos de discussão: situação legal da coordenação pedagógica quanto aos cargos e funções; formas de provimento da função e/ou cargo; processo de acesso e escolha; requisitos legais para a coordenação pedagógica e atribuições legalmente estabelecidas para o trabalho. No conjunto de municípios analisado, observou-se que a coordenação pedagógica está presente em todos, porém, com condições de acesso, critérios de escolhas e atribuições bastante heterogêneas. Foi possível observar, ainda, que a função e/ou cargo tem frágeis condições para atuação na autonomia e gestão escolar democrática, realizando um amplo conjunto de tarefas que nem sempre se aproximam da dimensão pedagógica e coletiva do trabalho.

Palabras clave : Coordenador pedagógico; Plano de carreira docente; Rede municipal de ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )