SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2A responsabilidade da escola perante manifestações de agressividade: o olhar revelado por meio das redes sociaisRepresentação social da “Outra Infância” portuguesa (séculos XIX-XX): atendimento assistencial e (re)educativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

DENTZ, Marta von  y  SILVA, Roberto Rafael Dias da. Uma análise histórica das estratégias interventivas do Serviço Social nas políticas de escolarização. Educ. Puc. [online]. 2018, vol.23, n.2, pp.237-249. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n2a4024.

Este artigo apresenta uma análise das estratégias interventivas do Serviço Social nas políticas de escolarização, enfatizando, sobretudo, a constituição histórica dessas estratégicas. Para fi ns de investigação, tomou-se como problematização: como se deram as intervenções do Serviço Social nas políticas de escolarização? De que forma ocorreram os deslocamentos interventivos no processo constitutivo dessa inserção? No que se refere aos aspectos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa e contempla a análise de diferentes documentos, livros históricos, assim como textos reguladores do contexto profissional do Serviço Social relacionado à Educação Básica. Menciona-se que, na constituição histórica das relações entre Serviço Social e Educação, ocorreram significativas mudanças de ênfase nas racionalidades políticas, que indicam, de forma simultânea, a estratégia interventiva de proteção social inter-relacionada a estratégias interventivas individuais, terapêuticas e de comunidade, estabelecendo, então, mudanças importantes neste processo constitutivo.

Palabras clave : Educação; Políticas educacionais; Proteção social; Serviço social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )