SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Representação social da “Outra Infância” portuguesa (séculos XIX-XX): atendimento assistencial e (re)educativoConfiança e fracasso na educação: interpelação à pratica docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

MIRANDA, Jose Alberto de  y  FOSSATTI, Paulo. Gestão da internacionalização da Educação Superior: desafi os para o desenvolvimento do estudante global. Educ. Puc. [online]. 2018, vol.23, n.2, pp.273-289. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n2a3811.

Por não ter uma clara política pública para a internacionalização da Educação Superior, o Brasil não oferece parâmetros às Instituições de Educação Superior para constituírem currículos que atentem, particularmente, às exigências de formação do estudante em tempos de globalização. O apelo para formar um aluno global, internacional, expõe a necessidade de que ele seja crítico ante suas experiências de interconectividade. Ao mesmo tempo, aqueles responsáveis por suas disciplinas devem ter a capacidade de desenvolver, nesse aluno, o reconhecimento de suas próprias relações globais a partir das tensões existentes no mundo e suas desigualdades. O objetivo deste artigo é expor, de forma crítica, a fragilidade da gestão pedagógica implementada pelas Instituições de Educação Superior brasileiras para o desenvolvimento dos alunos em uma sociedade global. Os dados aqui trabalhados decorrem de uma pesquisa bibliográfica e documental com relação ao tema da gestão da internacionalização do Ensino Superior brasileiro. Da mesma forma, contemplam diário de campo e as vivências dos autores enquanto gestores em suas Universidades. Os resultados apontam para a necessidade de tomada de decisão sobre formação de talentos para o futuro do Brasil; uma agenda de cooperação internacional em matéria de transferência de conhecimento; a contribuição nacional aos desafios mundiais; e a vinculação das atividades de internacionalização das agendas regionais.

Palabras clave : Educação superior; Globalização; Internacionalização da educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )