SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Management of Higher Education internationalization: Challenges for the development of global studentsThe psychology of Carl Rogers in the training and activities of school counselors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

SILVA, Ezir George  and  ROHR, Ferdinand. Confiança e fracasso na educação: interpelação à pratica docente. Educ. Puc. [online]. 2018, vol.23, n.2, pp.291-309. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n2a3986.

A pesquisa inscreve-se nos debates sobre Educação, Formação Humana e Prática Pedagógica. Sua investigação consiste em examinar, segundo o olhar de Otto Friedrich Bollnow, a possível interação entre os fenômenos estáveis e instáveis das estruturas da vida e dos processos educativos, a partir dos pressupostos da Filosofi a da Existência e da Filosofia da Esperança. Pretende-se, por um lado, interrogar sobre as especifi cidades da re/produção do fracasso escolar em uma era de desconfi ança e, por outro lado, equacionar as possibilidades de uma pedagogia da esperança. Em termos de problematização, questiona-se: o princípio da continuidade é realmente a pressuposição necessária de toda e qualquereducação? A discussão tem como objetivo investigar a relação entre a Confiança e o Fracasso na Educação e suas interpelações à prática docente, apresentando um diálogo entre as categorias da descontinuidade e da continuidade e suas exigências e implicações para a construção de uma educação esperançosa quando encontra confiança no ser educando, o fulcro de toda prática pedagógica que pretende a humanização dos homens em seus processos formativos. Do ponto de vista metodológico, optou-se pela reflexão hermenêutico-ontológica, por estar voltada para o tratamento interpretativo das informações e contribuições teóricas, à medida que visa desvelar as estruturas do desenvolvimento da formação e estabelecer uma íntima relação entre o educador e o sujeito educando.

Keywords : Confiança; Fracasso escolar; Prática docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )