SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Gestão da internacionalização da Educação Superior: desafi os para o desenvolvimento do estudante globalA psicologia de Carl Rogers na formação e atuação de orientadores educacionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

SILVA, Ezir George  y  ROHR, Ferdinand. Confiança e fracasso na educação: interpelação à pratica docente. Educ. Puc. [online]. 2018, vol.23, n.2, pp.291-309. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n2a3986.

A pesquisa inscreve-se nos debates sobre Educação, Formação Humana e Prática Pedagógica. Sua investigação consiste em examinar, segundo o olhar de Otto Friedrich Bollnow, a possível interação entre os fenômenos estáveis e instáveis das estruturas da vida e dos processos educativos, a partir dos pressupostos da Filosofi a da Existência e da Filosofia da Esperança. Pretende-se, por um lado, interrogar sobre as especifi cidades da re/produção do fracasso escolar em uma era de desconfi ança e, por outro lado, equacionar as possibilidades de uma pedagogia da esperança. Em termos de problematização, questiona-se: o princípio da continuidade é realmente a pressuposição necessária de toda e qualquereducação? A discussão tem como objetivo investigar a relação entre a Confiança e o Fracasso na Educação e suas interpelações à prática docente, apresentando um diálogo entre as categorias da descontinuidade e da continuidade e suas exigências e implicações para a construção de uma educação esperançosa quando encontra confiança no ser educando, o fulcro de toda prática pedagógica que pretende a humanização dos homens em seus processos formativos. Do ponto de vista metodológico, optou-se pela reflexão hermenêutico-ontológica, por estar voltada para o tratamento interpretativo das informações e contribuições teóricas, à medida que visa desvelar as estruturas do desenvolvimento da formação e estabelecer uma íntima relação entre o educador e o sujeito educando.

Palabras clave : Confiança; Fracasso escolar; Prática docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )