SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Estimulação da recordação e autorregulação da aprendizagem no estágio docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

MACHADO, Amélia Carolina Terra Alves  y  BORUCHOVITCH, Evely. Promovendo a autorregulação da aprendizagem em sala de aula: considerações sobre modelos de intervenção e a formação de professores. Educ. Puc. [online]. 2018, vol.23, n.3, pp.337-348. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n3a4107.

A reflexão sobre a formação de professores e a autoformação pressupõe o processo de conhecimento da trajetória pessoal de cada docente, envolvendo a consciência sobre suas próprias formas de aprender. A literatura no campo da Psicologia Cognitiva aponta uma carência de conhecimento dos professores quanto aos seus processos de aprendizagem, bem como quanto ao uso de estratégias para auxiliá-los nesse processo. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo apresentar modelos de intervenção em autorregulação da aprendizagem que podem ser usados com alunos da Educação Básica, bem como com professores em formação inicial ou continuada. O procedimento metodológico tomou por base a revisão bibliográfica de teses, dissertações e artigos científicos nacionais e internacionais acerca do tema. Espera-se contribuir para aprofundar o conhecimento sobre a autorregulação da aprendizagem de professores, de forma a ampliar as possibilidades de fortalecimento dos processos autorregulatórios, não só durante sua formação, mas também na sua prática pedagógica.

Palabras clave : Autorregulação da aprendizagem; Intervenção; Metacognição.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )