SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Estimulação da recordação e autorregulação da aprendizagem no estágio docenteTarefa para Casa: sim ou não? Uma perspectiva autorregulatória da aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

MOREIRA, Marcelle Resende  e  SILVA, Kátia Regina Xavier Pereira da. Autorregulação da aprendizagem e compreensão leitora no Ensino Fundamental. Educ. Puc. [online]. 2018, vol.23, n.3, pp.365-384. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n3a4110.

Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de construção e validação de uma ferramenta educacional fundamentada nos pressupostos da autorregulação da aprendizagem e que tem como foco a melhoria da compreensão leitora de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Essa ferramenta resulta de uma pesquisa-ação, de caráter quali-quantitativo, desenvolvida no contexto de um curso de mestrado profissional. O material foi submetido à avaliação por professores e profissionais da Educação Básica. A seleção e instrumentalização dos pares avaliadores foram realizadas por meio de um curso de extensão. A coleta de dados referentes à avaliação do produto foi feita por meio de questionário de avaliação com perguntas fechadas e espaço para inserção de comentários dos avaliadores. Os dados quantitativos oriundos desse instrumento foram descritos e sumarizados, tendo como base a estatística descritiva. A consistência interna e a confiabilidade do questionário foram estimadas por meio dos valores do “alfa de Cronbach”. Os dados qualitativos foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados sugerem que o produto educacional apresenta potencial para melhorar a prática educativa, desenvolver os processos autorregulatórios e ampliar o repertório de estratégias de aprendizagem dos estudantes, destacando-se por sua originalidade, clareza de redação e possibilidade de se levantarem novos questionamentos a partir das atividades propostas.

Palavras-chave : Autorregulação da aprendizagem; Compreensão leitora; Currículo; Ensino Fundamental; Estratégias de aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )