SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Autorregulação da aprendizagem e compreensão leitora no Ensino FundamentalAnsiedade reportada frente à produção textual: correlações com variáveis motivacionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

CUNHA, Jennifer Silva da; NUNES, Ana Rita Silva; MARTINS, Juliana Andreia Oliveira  y  MOREIRA, Tânia Marlene Teixeira. Tarefa para Casa: sim ou não? Uma perspectiva autorregulatória da aprendizagem. Educ. Puc. [online]. 2018, vol.23, n.3, pp.385-406. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n3a4105.

A Tarefa para Casa é o conjunto de tarefas marcadas pelos professores aos alunos para serem realizadas fora do horário escolar. O debate “sim ou não à Tarefa para Casa” parece interminável. Tanto nas escolas como na mídia, professores, alunos, pais e administradores escolares apresentam argumentos favoráveis e contrários a essa prática, no entanto nem sempre baseados em dados de investigação. A seleção dos artigos mencionados neste trabalho foi efetuada de acordo com cada uma das três fases da Tarefa para Casa: preparação, realização e monitorização. Com apoio em estudos conduzidos nos últimos anos, este artigo pretende despertar a reflexão sobre o tema. Dado que o professor é o responsável pela gestão da Tarefa para Casa, considera-se que ele possa ser um agente de mudança nas atitudes frente a essa prática e, sobretudo, na sua utilização. Assim, o presente artigo dá especial ênfase ao papel que o professor pode assumir naqueles três momentos que compõem o processo da Tarefa para Casa, numa perspectiva autorregulatória da aprendizagem. Pretende-se, assim, com suporte na investigação, promover uma reflexão profunda sobre a Tarefa para Casa e sua utilização, com vistas a trazer importantes benefícios para os alunos. A resposta “sim ou não à Tarefa para Casa?” dependerá dessa utilização.

Palabras clave : Autorregulação da aprendizagem; Rendimento escolar; Tarefa para casa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )