SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Formação de professores e profissionais de saúde para a promoção da autorregulação em saúde na infânciaA Caatinga em imagens: representações de estudantes de dois contextos socioculturais da Bahia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

PRIETO, Mariana Natal; SAMPAIO, Mariana  y  LIMA, Elieuza Aparecida de. Propostas pedagógicas na Educação Infantil: questões sobre o tempo, a leitura e a contação de histórias. Educ. Puc. [online]. 2018, vol.23, n.3, pp.439-453. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n3a3982.

O artigo tem como objetivo discutir o papel e o valor da organização do tempo nas rotinas da Educação Infantil, bem como o lugar e o tempo para os momentos de leitura e de contação de histórias como atividades essenciais para o desenvolvimento infantil. As ideias tecidas consideram dados de pesquisas de mestrado de Mariana Natal Prieto e Mariana Sampaio, cujos objetivos centrais foram respectivamente: compreender aspectos indicativos da organização do tempo da instituição e do tempo da criança em Escolas de Educação Infantil municipais de Avaré (SP), focando os impactos dessa organização no processo de humanização na infância; e compreender se há indícios de que os momentos de leitura e de contação de histórias se constituem como atividades, capazes de motivar aprendizagens promotoras de desenvolvimento humano, em turmas de crianças da Educação Infantil, a partir de princípios e teses da Teoria Histórico-Cultural. Nas escolas de Educação Infantil, a organização temporal exige planejamento intencional e consciente, a fim de articular o tempo institucional e o tempo individual de cada criança de forma que um não sobreponha o outro. Ao vivenciar o tempo institucional, a criança necessita viver também seu tempo individual como elemento motivador das possibilidades de atividades infantis. Assim, são ressaltadas as atividades de leitura e de contação de histórias como motivadoras de aprendizagens promotoras de desenvolvimento humano, de modo a contribuir para o aperfeiçoamento e sofisticação de capacidades psicológicas em níveis superiores.

Palabras clave : Contação de histórias; Cultura Escolar; Educação Infantil; Enfoque histórico-cultural; Leitura; Organização do tempo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )