SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Educational proposals in early childhood education: Issues on time, reading and storytellingMoral educational conceptions of the students in Pedagogy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

TEIXEIRA, Mariana Leodora da Silva; SILVA, João Paulo dos Santos  and  FREIXO, Alessandra Alexandre. A Caatinga em imagens: representações de estudantes de dois contextos socioculturais da Bahia. Educ. Puc. [online]. 2018, vol.23, n.3, pp.455-470. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n3a3950.

O presente trabalho visa investigar as representações do bioma Caatinga existentes entre estudantes do Ensino Fundamental de duas escolas situadas em diferentes contextos (urbano e rural) no estado da Bahia, por meio da análise de desenhos produzidos em um momento de intervenção pedagógica. Em cada escola, os alunos apresentaram uma imagem autoral representativa do bioma Caatinga, explicando os motivos da escolha da imagem. Ao longo da intervenção foram realizados registros audiovisuais para a composição de um videomosaico de imagens nas duas escolas, como forma de registro documental. Os estudantes da escola urbana perceberam a Caatinga como um bioma pobre em biodiversidade, onde a seca é predominante e constante. Os estudantes da escola do campo, por sua vez, revelaram representações diferentes acerca da Caatinga, principalmente um sentimento de pertencimento a esse bioma. O trabalho possibilitou uma reflexão sobre os diversos significados do bioma nesses distintos contextos socioculturais.

Keywords : Caatinga; Ensino Fundamental; Representação; Significações.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )