SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Propostas pedagógicas na Educação Infantil: questões sobre o tempo, a leitura e a contação de históriasConcepções educativas morais de graduandos de Pedagogia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

TEIXEIRA, Mariana Leodora da Silva; SILVA, João Paulo dos Santos  y  FREIXO, Alessandra Alexandre. A Caatinga em imagens: representações de estudantes de dois contextos socioculturais da Bahia. Educ. Puc. [online]. 2018, vol.23, n.3, pp.455-470. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n3a3950.

O presente trabalho visa investigar as representações do bioma Caatinga existentes entre estudantes do Ensino Fundamental de duas escolas situadas em diferentes contextos (urbano e rural) no estado da Bahia, por meio da análise de desenhos produzidos em um momento de intervenção pedagógica. Em cada escola, os alunos apresentaram uma imagem autoral representativa do bioma Caatinga, explicando os motivos da escolha da imagem. Ao longo da intervenção foram realizados registros audiovisuais para a composição de um videomosaico de imagens nas duas escolas, como forma de registro documental. Os estudantes da escola urbana perceberam a Caatinga como um bioma pobre em biodiversidade, onde a seca é predominante e constante. Os estudantes da escola do campo, por sua vez, revelaram representações diferentes acerca da Caatinga, principalmente um sentimento de pertencimento a esse bioma. O trabalho possibilitou uma reflexão sobre os diversos significados do bioma nesses distintos contextos socioculturais.

Palabras clave : Caatinga; Ensino Fundamental; Representação; Significações.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )