SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1A deliberação moral: dimensões intelectuais e afetivasFurto no contexto escolar: juízos de professoras sobre práticas docentes no Ensino Fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

DANI, Grasiela Cristine Celich; DANI, Lúcia Salete Celich  e  TREVISOL, Maria Teresa Ceron. O reconhecimento intersubjetivo como impulsionador de responsabilidade pela alteridade em casos de conflitos na escola. Educ. Puc. [online]. 2019, vol.24, n.1, pp.15-34. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n1a4230.

O artigo enfatiza a concepção de que quando há conflitos na escola, que envolvam a alteridade de seus integrantes, o reconhecimento intersubjetivo deve ser utilizado como possível encaminhamento. As bases empíricas desse texto são três pesquisas independentes entre si : a primeira, utilizando uma metodologia interativa, com uma amostra de 86 alunos do Ensino Médio de uma escola pública da região central do estado do Rio Grande do Sul e, um questionário, na coleta de dados. A segunda, de metodologia qualitativa, com amostra de 366 estudantes do ensino fundamental, de uma escola pública localizada na periferia da cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. A coleta de dados se deu por meio de textos, desenhos, entrevistas. A terceira, de natureza quantiqualitativa, com uma amostra de 235 alunos do ensino fundamental, procedentes de duas escolas públicas, uma do Brasil, da região oeste catarinense e outra de Portugal, do Minho. Na coleta de dados utilizou-se um questionário. Os dados das três pesquisas foram discutidos e analisados à luz da teoria do reconhecimento, pois esta permite restaurar o equilíbrio da relação social que foi abalada por causa do conflito (primeira e segunda pesquisa) ou do bullying (terceira pesquisa). Expõe-se isso, pois a construção da identidade pessoal de todo sujeito relaciona-se à pressuposição de reconhecimento por parte dos outros, afinal, toda relação intersubjetiva permite que os indivíduos, de modo recíproco, possam se experienciar um no outro, conforme a identidade que se reconhecem para si mesmos.

Palavras-chave : Alteridade; Conflito escolar; Ensino Fundamental; Ensino Médio; Intersubjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )