SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1O reconhecimento intersubjetivo como impulsionador de responsabilidade pela alteridade em casos de conflitos na escolaBullying na adolescência: causas e comportamentos de alunos portugueses e brasileiros índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

COUTO, Leandra Lúcia Moraes  y  ALENCAR, Heloisa Moulin de. Furto no contexto escolar: juízos de professoras sobre práticas docentes no Ensino Fundamental. Educ. Puc. [online]. 2019, vol.24, n.1, pp.35-53. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n1a4229.

A violência no contexto escolar causa grande impacto na formação dos alunos e na qualidade de vida dos profissionais da educação. São várias as situações de violência vivenciadas nas escolas brasileiras, entre elas o furto. Buscando contribuir com essa temática, investigaram-se os juízos de professoras acerca das práticas docentes em uma situação fictícia de furto no contexto escolar. Foram entrevistadas 23 profissionais: 11 docentes do primeiro ano e 12 do quinto ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas de Vitória, Espiríto Santo. Foram realizadas entrevistas individuais, de acordo com o método clínico piagetiano. Os dados foram analisados com base na teoria piagetiana e na sistematização proposta por Delval. O roteiro de entrevista foi composto por perguntas acerca de uma história fictícia envolvendo o furto em sala de aula. A maior parte das docentes mencionou que tomaria atitudes que podem ser consideradas como impositivas, que, portanto, não favorecem o desenvolvimento moral dos alunos. Quanto à avaliação das atitudes, a maioria foi considerada como justa/correta. Mesmo com menor frequência, destacam-se as atitudes classificadas como injustas/incorretas. Os dados sinalizam a necessidade de discutir, no âmbito dos estudos da Educação Moral, aspectos como a autoridade docente no contexto escolar, a relação entre juízo e ação moral, a humilhação, o constrangimento e a injustiça presentes em ações docentes, bem como o prejuízo para o desenvolvimento moral dos alunos.

Palabras clave : Educação moral; Ensino Fundamental; Prática docente; Psicologia do Desenvolvimento; Violência na escola.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )