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Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

PINHEIRO, Viviane Potenza Guimarães; ARANTES, Valéria Amorim  e  ARAUJO, Ulisses Ferreira. Projetos de vida e resolução de conflitos profissionais na perspectiva dos Modelos Organizadores do Pensamento. Educ. Puc. [online]. 2019, vol.24, n.1, pp.109-124. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n1a4227.

O objetivo deste artigo é identificar formas de resolução de um conflito profissional sobre projetos de vida de jovens brasileiros. A amostra foi composta por duzentos estudantes, de 15 a 19 anos, de escolas públicas das cinco macrorregiões geográficas do país. No estudo, os jovens analisaram um conflito moral hipotético, em que deviam optar entre seguir seu sonho de realização profissional ou cumprir suas obrigações familiares. Utilizou-se a Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento como fundamentação teórica e como instrumento metodológico de análise. Os resultados indicaram sete formas de organização do pensamento. Dentre os modelos organizadores aplicados, destacam-se aqueles em que os jovens optam por seguir seus objetivos profissionais desconsiderando as necessidades da família; aqueles que decidem se submeter apenas ao que a família precisa; e outros que buscam conciliar ambas as perspectivas. Apesar de um grande percentual de jovens que se preocupam com as necessidades do outro, ainda é pequena a porcentagem dos que conseguem conciliar perspectivas, buscando soluções que atendam aos diferentes pontos de vista. A partir dos resultados, como implicações educacionais, discute-se a necessidade de introduzir a estratégia da resolução de conflitos no cotidiano escolar, integrando trabalho, projetos de vida, desejos e necessidades dos jovens, com a intenção de levá-los a construir formas de pensar a vida considerando a integração de valores e sentimentos.

Palavras-chave : Organização do pensamento; Projeto de vida; Resolução de conflitos.

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