SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Projetos de vida e resolução de conflitos profissionais na perspectiva dos Modelos Organizadores do PensamentoAdolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas: o campo de tensão na educação escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

NUNES, Vinícius Bozzano  y  BATAGLIA, Patricia Unger Raphael. Trabalho com dilemas morais na resolução de conflitos entre escolares: fundamentos habermasianos à teoria kohlberguiana. Educ. Puc. [online]. 2019, vol.24, n.1, pp.125-138. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n1a4236.

Este ensaio defende a estratégia de discussão condu-zida a partir de dilemas morais como meio para a problematização de conflitos entre escolares. Tal estratégia, inicialmente proposta por Moshe Blatt e Lawrence Kohlberg, em 1975, evidencia o papel do conflito de ordem cognitiva no processo de indução do desenvolvimento moral. Por este texto, no entanto, propõe-se um resgate da dimensão intersubjetiva dessa estratégia, revelando o viés social dos conflitos. Com isso, é endossada a tese de que a discussão de dilemas é positiva para a abordagem dos conflitos na escola. Para tanto, são sublinhados alguns dos conceitos capitais das teorias de Lawrence Kohlberg e Jürgen Habermas, dando ênfase à sua intersecção. Das implicações educacionais que derivam desse encontro, é encaminhada uma reflexão sobre sua aplicação à dimensão dos conflitos entre estudantes na comunidade escolar. Entende-se, por fim, a discussão de dilemas como um momento institucional privilegiado para a promoção dos conflitos motrizes do desenvolvimento moral, para o favorecimento da ação comunicativa e para a coordenação de perspectivas, o que leva ao reconhecimento do outro e, portanto, ao desenvolvimento moral.

Palabras clave : Educação moral; Dilemas morais; Formação ética; Habermas; Kohlberg.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )