SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1The work with moral dilemmas for confl ict resolution among students: Habermasian foundations to kohlberguian theoryThe figure of the master in Goethe and Foucault author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

OLIVEIRA, Rosimeire Souza de  and  MARTINS, Angela Maria. Adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas: o campo de tensão na educação escolar. Educ. Puc. [online]. 2019, vol.24, n.1, pp.139-156. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n1a4005.

Este artigo tem como propósito apontar o campo de tensão entre, de um lado, o escopo legal brasileiro referente a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e, de outro, sua normatividade no campo da educação escolar. Trata-se de estudo qualitativo que lança mão de fontes documentais. São apresentadas de forma breve quatro fontes oficiais: a Lei n°8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente; a Lei n°12.594/2012, que regulamenta o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo; o Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo: Diretrizes e Eixos Operativos para o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo de 2013 e as Diretrizes Nacionais para o atendimento escolar de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas de 2015. Na sequência, apresenta-se o contexto político e histórico no campo das políticas públicas voltadas para esse segmento e, por fim, discutem-se questões relativas às dificuldades de inclusão desses jovens na escolaridade formal. O artigo conclui que as medidas não podem ser implementadas isoladamente, pois deveriam ser sustentadas por ações integradas que as efetivassem em diferentes áreas sociais.

Keywords : Exclusão escolar; Inclusão educacional; Medidas socioeducativas; Políticas públicas em educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )