SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas: o campo de tensão na educação escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

DALBOSCO, Cláudio Almir; ROSSETTO, Miguel da Silva  y  MARANGON, Márcio Luís. A figura do mestre em Goethe e Foucault. Educ. Puc. [online]. 2019, vol.24, n.1, pp.157-173. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n1a4091.

A reflexão sobre a figura do mestre parece ter desa-parecido do cenário pedagógico contemporâneo. Originadas das reformas pedagógicas do final do século XIX e início do século XX, teorias educacionais atuais focam mais na figura do educando e menos na do educador. Partindo da hipótese de que não há formação humana sem autoformação, o presente ensaio procura investigar a figura do mestre em dois autores distantes historicamente entre si, Wolfgang Goethe e Michel Foucault. Reconstrói, na primeira parte, alguns traços que estão subjacentes ao personagem Wilhelm Meister, do romance de formação “Os anos de aprendizagem de Wilhelm Meister”. Na segunda parte, trata do sentido da figura do mestre em “A hermenêutica do sujeito”. Resume, na parte final, alguns traços em comum que são atribuídos por esses dois autores à figura do mestre, cabendo destaque para a ideia de que, sem o papel do mestre que se forma pela experiência, possibilitando que os outros também o façam, não há formação como autoformação. Ou seja, o difícil trabalho de formar-se a si mesmo ocorre pelo respeito à possibilidade de o outro também formar-se a si mesmo.

Palabras clave : Autoformação; Educação; Experiência; Formação humana; Mestre.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )