SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Conceptions of language and teaching in the Teacher's Notebooks of the State of São PauloCurriculum, Physical Education, and multiculturalism: An analysis of a colonized riverine curriculum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

WEIDUSCHADT, Patrícia  and  ALVES, Monica Flugel. O ensino de cálculo mental nas instituições escolares luteranas da Serra dos Tapes, Rio Grande do Sul, Brasil (1930-1970). Educ. Puc. [online]. 2019, vol.24, n.2, pp.282-299.  Epub June 19, 2019. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n2a4380.

Este artigo pretende compreender as estratégias de resolução de problemas por meio do cálculo mental matemático, além de observar a importância dessas estratégias no aprendizado disseminado nas escolas comunitárias luteranas localizadas na região da Serra dos Tapes (Rio Grande do Sul). As escolas dessa região foram formadas com base em um modelo comunitário religioso integrante do processo da imigração alemã no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Para alcançar os objetivos propostos neste estudo, analisam-se narrativas orais de sujeitos escolarizados entre as décadas de 1930-1970 e discursos veiculados pela revista infantil “O Pequeno Luterano”, no que tange ao conhecimento matemático e ao cálculo mental. Observou-se, assim, de que forma o aprendizado matemático mantinha relação com a realidade dos alunos de escolas luteranas situadas em zona rural. Para isso, foram abordados os conteúdos matemáticos da revista apresentados por meio de curiosidades e adivinhações, elementos que estimulavam o cálculo mental nas crianças ao instigá-las a participar de charadas e brincadeiras lúdicas. Ademais, as narrativas analisadas auxiliaram a compreender o uso da habilidade do cálculo mental no cotidiano, revelando um decréscimo desses saberes nas gerações mais jovens.

Keywords : Educação matemática; Escolarização; Memória histórica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )