SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Concepções de linguagem e ensino nos Cadernos do Professor do Estado de São PauloCurrículo, Educação Física e multiculturalismo: análise de um currículo ribeirinho colonizado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

WEIDUSCHADT, Patrícia  y  ALVES, Monica Flugel. O ensino de cálculo mental nas instituições escolares luteranas da Serra dos Tapes, Rio Grande do Sul, Brasil (1930-1970). Educ. Puc. [online]. 2019, vol.24, n.2, pp.282-299.  Epub 19-Jun-2019. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n2a4380.

Este artigo pretende compreender as estratégias de resolução de problemas por meio do cálculo mental matemático, além de observar a importância dessas estratégias no aprendizado disseminado nas escolas comunitárias luteranas localizadas na região da Serra dos Tapes (Rio Grande do Sul). As escolas dessa região foram formadas com base em um modelo comunitário religioso integrante do processo da imigração alemã no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Para alcançar os objetivos propostos neste estudo, analisam-se narrativas orais de sujeitos escolarizados entre as décadas de 1930-1970 e discursos veiculados pela revista infantil “O Pequeno Luterano”, no que tange ao conhecimento matemático e ao cálculo mental. Observou-se, assim, de que forma o aprendizado matemático mantinha relação com a realidade dos alunos de escolas luteranas situadas em zona rural. Para isso, foram abordados os conteúdos matemáticos da revista apresentados por meio de curiosidades e adivinhações, elementos que estimulavam o cálculo mental nas crianças ao instigá-las a participar de charadas e brincadeiras lúdicas. Ademais, as narrativas analisadas auxiliaram a compreender o uso da habilidade do cálculo mental no cotidiano, revelando um decréscimo desses saberes nas gerações mais jovens.

Palabras clave : Educação matemática; Escolarização; Memória histórica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )