SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Educação em comunidades amazônicasA implantação das equipes de ajuda como estratégia para a superação do bullying escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

GABRIEL, Norman. O habitus social da Educação Infantil: processos de aprendizagem e de não aprendizagem. Educ. Puc. [online]. 2019, vol.24, n.3, pp.385-395. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n3a4614.

Embora Norbert Elias não tenha abordado explicitamente a prática educacional ou o papel da educaçãona sociedade, ele estava profundamente interessado no desenvolvimento dos processos de aprendizagemsocial de crianças e adultos jovens. Este artigo começará examinando a perspectiva relacional de Eliassobre a infância, enfocando os processos civilizatórios individuais de longo prazo pelos quais as criançaspequenas passam enquanto se preparam para a vida adulta em sociedades complexas. Em seguida, ele seconcentrará em dois dos principais pensadores psicanalíticos da escola britânica de relações objetais, DonaldWinnicott e Wilfred Bion, para entender como esses processos de aprendizagem são às vezes “bloqueados”por professores em diferentes instituições onde se pressupõe que a pedagogia seja predominantementeum processo racional, consciente e deliberado. O estudo conclui que a abordagem distinta de Elias para aaprendizagem pode ser usada para integrar as descobertas da psicanálise, desenvolvendo uma sociologiarelacional da Educação Infantil, que vê as escolas como instituições ansiosas nas quais as crianças pequenastêm de exercer um controle mais intensivo e abrangente sobre suas emoções.

Palavras-chave : Educação Infatil; Processos de aprendizagem; Norbert Elias.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )