SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3O habitus social da Educação Infantil: processos de aprendizagem e de não aprendizagemDesempenho acadêmico no primeiro ano da graduação: o caso do curso de Estatística da Universidade Federal de Goiás índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

TOGNETTA, Luciene Regina Paulino; SOUZA, Raul Alves de  y  LAPA, Luciana Zobel. A implantação das equipes de ajuda como estratégia para a superação do bullying escolar. Educ. Puc. [online]. 2019, vol.24, n.3, pp.397-410. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n3a4506.

Os problemas de convivência na escola, em especialum tipo de violência caracterizado com bullying, têmsido notados pelas investigações atuais não pela suaocorrência cada vez maior, mas pela urgência de queo tema da convivência seja um valor presente nasinstituições educativas. Pouco se sabe ainda sobreo que a literatura internacional já tem comprovado:a importância da participação efetiva dos alunos nasolução dos problemas vivenciados. Assim, este artigoapresenta uma investigação de caráter exploratório cujo objetivo é investigar as possíveis diferenças na frequência das intimidações entre estudantes do EnsinoFundamental II em escolas onde foram implantados sistemas de apoio entre pares na percepção dosalunos. A amostra é formada por 270 adolescentes estudantes do sexto ao nono ano de duas escolasdo interior paulista em que se organizou um Projeto de Formação para a Convivência Ética junto aprofessores, equipe gestora e alunos dos colégios. O instrumento trazia 20 questões em que os alunosnão necessitavam se identificar, mas precisariam apontar se eram ou não membros das equipes deajuda. Os dados encontrados corroboram a necessidade de que alunos se sintam acolhidos, protegidose fortalecidos nas escolas, indicando que a presença de equipes de ajuda na escola pode promovera melhoria da convivência e, assim, a diminuição de possibilidades de intimidação.

Palabras clave : Convivência Ética; Bullying; Protagonismo; Equipes de ajuda.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )