SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3The implementation of help teams as a strategy for the overcoming of school bullyingEvaluation of Higher Education: An analysis of the use of Information and Communication Technologies in the federal universities of the state of Minas Gerais (Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

ROSA, Chaiane de Medeiros; SANTOS, Fabiano Fortunato Teixeira dos  and  MENDES, Heloisio Caetano. Desempenho acadêmico no primeiro ano da graduação: o caso do curso de Estatística da Universidade Federal de Goiás. Educ. Puc. [online]. 2019, vol.24, n.3, pp.411-424. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n3a4514.

Este estudo se propõe a mapear o desempenhoacadêmico dos estudantes do primeiro ano do curso deEstatística da Universidade Federal de Goiás, em 2017.Para isso, foram analisados os históricos acadêmicos de todos os alunos que cursaram os dois primeiros semestres letivos com regularidade, sem abandonarou trancar o curso. Essa escolha foi feita para que se pudesse comparar o desempenho acadêmicodos alunos no primeiro e no segundo semestre. Os dados dos históricos foram analisados por meiode estatística descritiva para avaliar medidas de posição e dispersão. Testes não paramétricos foramaplicados para analisar a igualdade entre médias e medianas. Além disso, um modelo de regressãolinear simples permitiu fazer previsões da média do segundo semestre, tendo como variável preditoraa média do primeiro semestre. Como resultado, o estudo evidenciou uma significativa exclusão noprimeiro ano do curso, além de percentual importante de reprovação nos dois semestres letivos, nocaso dos estudantes que permaneceram na graduação.

Keywords : Educação Superior; Evasão; Reprovação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )