SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3A implantação das equipes de ajuda como estratégia para a superação do bullying escolarAvaliação da Educação Superior: análise do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nas universidades federais mineiras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

ROSA, Chaiane de Medeiros; SANTOS, Fabiano Fortunato Teixeira dos  y  MENDES, Heloisio Caetano. Desempenho acadêmico no primeiro ano da graduação: o caso do curso de Estatística da Universidade Federal de Goiás. Educ. Puc. [online]. 2019, vol.24, n.3, pp.411-424. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n3a4514.

Este estudo se propõe a mapear o desempenhoacadêmico dos estudantes do primeiro ano do curso deEstatística da Universidade Federal de Goiás, em 2017.Para isso, foram analisados os históricos acadêmicos de todos os alunos que cursaram os dois primeiros semestres letivos com regularidade, sem abandonarou trancar o curso. Essa escolha foi feita para que se pudesse comparar o desempenho acadêmicodos alunos no primeiro e no segundo semestre. Os dados dos históricos foram analisados por meiode estatística descritiva para avaliar medidas de posição e dispersão. Testes não paramétricos foramaplicados para analisar a igualdade entre médias e medianas. Além disso, um modelo de regressãolinear simples permitiu fazer previsões da média do segundo semestre, tendo como variável preditoraa média do primeiro semestre. Como resultado, o estudo evidenciou uma significativa exclusão noprimeiro ano do curso, além de percentual importante de reprovação nos dois semestres letivos, nocaso dos estudantes que permaneceram na graduação.

Palabras clave : Educação Superior; Evasão; Reprovação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )