SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Desempenho acadêmico no primeiro ano da graduação: o caso do curso de Estatística da Universidade Federal de GoiásO livro didático de educação física: uma leitura da produção acadêmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

PERINI, Carlos Antônio de Souza et al. Avaliação da Educação Superior: análise do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nas universidades federais mineiras. Educ. Puc. [online]. 2019, vol.24, n.3, pp.425-443. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n3a4499.

Este artigo traz uma análise do uso das Tecnologias daInformação e Comunicação nas universidades federais mineiras, considerando os últimos relatórios de autoavaliação institucional elaborados pelas ComissõesPróprias de Avaliação dessas instituições. Esses relatórios são desenvolvidos periodicamente seguindoas diretrizes da Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Além disso, contam coma participação de toda a comunidade acadêmica e têm como objetivo principal gerar informaçõespara tomadas de decisão de caráter político, pedagógico e administrativo. A partir dos estudosrealizados, ficou evidente que a participação de todos os segmentos é fundamental para a melhoriada instituição. No âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação, este estudo concluiu quecada instituição, devido às suas particularidades, deu prioridades diferenciadas tanto na questão dossistemas de informação quanto na infraestrutura tecnológica. Percebeu-se também a Educação àDistância como a área confluída das Tecnologias da Informação e das instituições de ensino diantedos diversos desafios a serem superados nessas universidades.

Palavras-chave : Comissão Própria de Avaliação; Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior; Tecnologia da Informação e Comunicação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )